Para 2021, o otimismo é grande; empresa espera ampliar mercado e negócios no próximo ano
Depois de registrar a melhor festa junina da história em 2020, a Santa Helena Alimentos alcança um crescimento de 200% nas vendas via e-commerce na comparação de setembro com agosto deste ano. Em outubro, o faturamento deve permanecer positivo, superando em dois dígitos o total de vendas em todos os canais e pontos de atendimento em relação ao mesmo período do ano passado. Os créditos para resultados tão expressivos em tempos de pandemia estão na reinvenção, que começou com o manifesto #JuntosNaJunina e segue em ascensão com a campanha #JuntosParaNutrir.
Esta iniciativa, aliás, tem duas frentes de atuação: contempla famílias brasileiras com a doação de produtos – a estimativa é, até dezembro, remeter 240 toneladas de produtos via entidades assistenciais – e devolve até 50% do valor das compras em cashbacks para os consumidores. Dessa forma, o programa #JuntosParaNutrir está mobilizando toda a cadeia industrial envolvida com a empresa.
De acordo com o gerente corporativo de marketing e inovação da companhia, Tiago Garcia Leal, nos dois primeiros meses da campanha, agosto e setembro, o faturamento foi aproximadamente 60% acima do computado em 2019 – entra na conta a venda de amendoim, snacks e doces. Crescimento que eles atribuem à iniciativa. “Não podemos deixar a responsabilidade de auxiliar a população somente para o poder público. É uma obrigação de todos. A sociedade já entendeu isso e muitas empresas também. Somente juntos podemos nutrir e mudar a realidade”, atesta.
Até agora, a campanha ajudou mais de 63 mil famílias, o que levando em consideração a taxa de fecundidade brasileira, de 1,77 filhos, pode ser projetado para uma média de 250 mil pessoas assistidas. O equivalente em população à cidade paulista Marília ou maior do que a do país africano São Tomé e Príncipe. E a expectativa é auxiliar ainda mais pessoas. Por enquanto, quase 50% de 240 toneladas (total projetado para toda a campanha) foram distribuídas. No entanto, a quantidade pode ser ainda maior, uma vez que está diretamente associada às vendas dos produtos da Santa Helena.
O investimento total da empresa com a ação é, aproximadamente, de R$ 6 milhões, metade desse volume empreendido apenas na produção e distribuição dos itens doados. Entre eles, uma farofa desenvolvida com exclusividade para a iniciativa. Rica em fibras e com boas quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras boas, a farofa pode complementar a dieta diária e, em alguns casos, dependendo da quantidade ingerida, substituir parte das porções de arroz, feijão e farinhas. Entidades de estados como Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo já receberam os produtos.
Para Leal, os bons resultados garantidos pela companhia neste ano atípico e de crise estão relacionados à capacidade de olhar para o próximo, e também de inovar. “Logo no início da pandemia, fomos duramente impactados. Mas, para nos fortalecer como empresa, montamos um comitê para garantir o cuidado e a segurança de todos os colaboradores e consumidores e para definir novas estratégias. Abrimos o e-commerce, apoiamos parceiros e revendedores a adotar a transformação digital tão necessária nesse período e iniciamos as campanhas que nos levaram a esse crescimento de 200% de um mês para o outro.”
E 2021 nascerá otimista para a Santa Helena, que exporta para diversos países da América do Sul e do Norte, além da Ásia. “Já estamos com o planejamento do próximo ano praticamente finalizado. Enxergamos grandes oportunidades de desenvolvimento de mercado e fortalecimento dos negócios”, comenta o gerente.
Mais informações sobre a campanha e as doações realizadas podem ser conferidas no hotsite www.juntosparanutrir.com.br. Todos os números divulgados são auditados pela BDO Brazil Auditores.